Parceiros

Parceiros

IDL – Instituto Dom Luiz

O IDL é um Instituto de investigação integrada em Ciências do Sistema Terra, com investigadores nos domínios da Meteorologia e Clima, Oceanografia Física, Geofísica Interna, Geologia e Geoquímica e Ciências do Ambiente, Energia e Aplicações. A investigação realizada hoje no IDL encontra-se focada nos grandes desafios das Alterações Climáticas, no uso sustentável dos recursos dos Continentes e Oceanos (energia, água e minérios básicos) assim como na gestão de desastres naturais. No projeto AWARENESS o IDL mobilizou o seu laboratório de Sismologia e de OBS (sismómetros de fundo dos oceanos) para a aquisição, processamento e análise de dados sísmicos tendo em vista a caracterização da população de baleias usando métodos acústicos passivos.

A instituição de acolhimento do ID é a FCiências.ID, Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, uma Associação Privada sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica. Ela foi criada em 2017 como iniciativa comum da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) – Instituição de Ensino Superior – e 6 empresas privadas, com o objetivo de apoiar, potenciar e desenvolver as atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e inovação dos seus sete associados.

IMAR – Instituto do Mar

O IMAR é uma associação privada sem fins lucrativos que integra as principais universidades portugueses que realizam investigam marinha. O centro do IMAR nos Açores (IMAR-UAz) é uma unidade interdisciplinar que desenvolve investigação fundamental e aplicada. Tem como objectivos promover a investigação científica de excelência e a literacia sobre os oceanos, aumentar o conhecimento dos ecossistemas marinhos num planeta afetado por alterações globais, impulsionar a economia azul sustentável, e a boa gestão dos ecossistemas marinhos, para benefício da sociedade e do ambiente. A actividade de investigação científica do IMAR-UAz focaliza-se no estudo da ecologia, funcionamento e serviços dos ecossistemas em mar aberto e no mar profundo (incluindo em montes submarinos, fontes hidrotermais, a zona pelágica e mesopelágica), e sistemas de gestão baseados nos ecossistemas. Na área da biologia e ecologia, a investigação centra-se nas comunidades bênticas do mar profundo, e na megafauna pelágica (ex, cetáceos, aves marinhas, tartarugas e tubarões), usando uma variedade de ferramentas moleculares, bioquímicas, telemetria e modelação. Em 2019 o IMAR-UAz integrou o Okeanos – Centro de I&D da Universidade dos Açores.