Os “Pokemons” acústicos

Exemplos de sons e sinais registados na campanha de 2019, espectrogramas e algumas formas de onda

Figura 1 – Espectrograma de dois temas produzidos durante a canção de baleia-corcunda (Megaptera novaeangliae) e registados num hidrofone de um EAR. Uma canção consiste em séries de sons que são repetidos ao longo do tempo, e que são designados por temas. Cada tema é composto por sons diferentes. Dentro de cada tema são produzidas frases, que consistem em repetições de sons.

Figura 2 – Registo de partes de temas (identificados por linhas brancas) produzidos pela baleia-corcunda no hidrofone de uma estação sísmica (OBS). Uma vez que a frequência de amostragem dos OBS não permite o registo total dos sinais produzidos pela baleia-corcunda, há uma perda do conteúdo do sinal.

Figura 3 – Espectrograma (topo) e osciligrama (fundo) de uma sequência de sons produzida pela baleia-comum (Balaenoptera physalus) e registada num OBS. No espectrograma, a sequência encontra-se entre os 18 e 25 Hz. A sequência registada pelo OBS é constituída por dois tipos de sons: a vocalização de 20 Hz (alguns sinais estão limitados pelas linhas verdes) e o backbeat (sinal entre os 18 Hz, com alguns sinais identificados com linhas brancas). No início deste registo pode-se observar ruído acústico que ocupa quase toda a banda de frequências.

Figura 4 – Densidade espectral de 4 OBS ao longo do mesmo dia. A banda de energia localizada à volta dos 20 Hz consiste no registo das sequências de som produzidas pela baleia-comum (algumas partes estão identificadas por linhas brancas).

Figura 5 – Sinais de origem desconhecida registados pelos OBS.

Figura 6 – Mesmo sinal da figura 5 mas produzido de forma isolada.

Figura 7 – Espectrograma de uma sequência de sons produzidos pela baleia sardinheira (Balaenoptera  borealis), registados no hidrofone de um OBS. A componente do OBS que regista melhor estes sons é o hidrofone.

Figura 8 – Espectrograma (topo) e oscilograma (meio e fundo) de possíveis sons produzidos por peixes de profundidade, registados num OBS.

Figura 9 – Espectrograma (topo) e oscilograma (fundo) de uma sequência de potenciais disparos de energia sonora (sinais de maior frequência) alternada com algumas vocalizações de 20 Hz produzidas pela baleia-comum (sinais a 20 Hz).

Figura 10 – Registo da passagem dum barco de recreio. O círculo assinala o ruído de banda larga gerado pela embarcação com padrões de interferência devido ao efeito de espelho de Lloyd. As setas amarelas mostram as riscas espectrais devidas ao motor. As setas brancas mostram riscas espectrais de origem provável instrumental de origem ainda desconhecida.